.................................... Ópios, édens e analgésicos ..................................

terça-feira, 27 de julho de 2010

Noite de Chang-O



Chang-O era a linda esposa de Hou Yi, um herói que abateu nove sóis que traziam danos a terra. Pelo feito, valente arqueiro recebeu um elixir da imotalidade pelo feito (este roubado da rainha mae do céu). Em um dia quando Yi saio para caçar Chang-O foiameaçada por um discipulo de Yi, Peng Meng de coração impuro á entregar-lhe o elixir. Assustada ela preferiu tomar o elixir, nisso Chang-O começou a flutuar em direção ao céu até chegar a lua de onde ñ consegui mais sair... Yi ao sentir a perda de sua mulher fez-lhe imensamente triste, e clamou pela rainha mãe dos céus que o ajudasse a recuperar sua amada, irada ao descobrir do roubo de seu elixir a rainha mãe pune Chang-O a viver eternamente na lua, enquanto Yi seria transformado em um sol...[Ela representa a fonte de yin, o princípio feminino, como Seu marido simboliza yang, o masculino.]


Existe uma versão ocidental da história, a lenda de Kuekuatsheu.
Inicialmente a lua tinha um amante, esse amante se chamava Keukhuatsu. e viviam juntos no mundo espiritual.
E todas as noites vagavam juntos pelos céus.
Mas um dos outros espíritos ficou com ciúmes.
O Trickster queria a Lua só para si, então disse ao Kuekuatsheu que a Lua tinha pedido flores, como prova de seu amor, mas Keukuatsheu não sabia que assim que se deixa o mundo espiritual, já não se pode mais voltar.
Mesmo a sua amada não requisitando nenhuma prova, ele foi. Ficou preso entre os mortais, e nunca mais pode encostar-se à Lua, a partir daí, incorporou um lobo solitário que uiva de sofrimento e saudade todas as noites de lua cheia para sua amada.